logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 17/05/2025 07:27

Reunião discute implantação da tarifa social de água em Santa Catarina

';
  • Helena Marquardt/Ascom SAS -

Uma reunião nesta quarta-feira, 13, entre representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) discutiu os trâmites para regulamentação da lei que implementa da Tarifa Social de Água e Esgoto que deve começar a valer nos próximos meses no estado.

 A lei nº 14.898/2024 vai beneficiar famílias de baixa renda que recebam até meio salário mínimo garantindo um desconto de 50% na tarifa da primeira faixa de consumo (15 m³). Para ter direito ao benefício a família precisa estar inscrita no Cadastro Único.

Dessa forma, segundo a diretora de Assistência Social, Gabriella Dornelles, a SAS e Casan devem assinar um convênio para o compartilhamento do banco de dados do CadÚnico para identificação do público que se encaixa nos critérios exigidos na legislação e que terá direito ao benefício.

“A implantação da lei está próxima, mas ainda é importante a regulamentação para que os usuários possam ter realmente acesso a essa tarifa social então estamos aguardando as diretrizes nacionais da Agencia Nacional das Águas e Saneamento Básico (Ana), mas já estamos tratando para estarmos alinhados para que esse benefício possa ser oferecido o mais rápido possível”, comenta.

Além disso, a lei prevê mecanismos de transparência e controle social, como a divulgação anual do número de famílias beneficiadas e a publicação de uma lista positiva dos prestadores de serviço que cumprem as regras da Tarifa Social de Água e Esgoto.


Fazenda participa de operação que retirou milhares de peças de roupas pirateadas de circulação Anterior

Fazenda participa de operação que retirou milhares de peças de roupas pirateadas de circulação

Governo de Santa Catarina avança em índice e conquista Selo Ouro no Radar da Transparência Pública Próximo

Governo de Santa Catarina avança em índice e conquista Selo Ouro no Radar da Transparência Pública

Deixe seu comentário